domingo, 17 de março de 2013

Cuba - carros em uma máquina não só do tempo, como do espaço!

Em cuba este Chevrolet não ficou para trás!
Quando falamos de carros em Cuba a imagem imediata a que nos remete são os grandes "Cadillac´s" americanos da década de 1940 e 1950. É verdade que as ruas da "Ilha de Fidel" (expressão mais do que manjada para que o redator não tenha de repetir o nome do país) estão repletas destas preciosidades do passado: Pontiac, Chevrolet, Ford, Plymouth, Dodge... e só este fato já é o suficiente para que os que curtem carros antigos fiquem fascinados ao andar em qualquer parte do país.

Mas nem tudo era gigante naquela época. O Austin abaixo é uma prova rara e conservada.
Austin estacionado em Trinidad


"Mocoví" parado no posto de verificação
na entrada de Cayo Coco
Além dos automóveis de décadas próximas da revolução de 1959, também podemos encontrar nas ruas alguns carros russos da Lada, muito conhecida no Brasil por três modelos: Niva, Laika e Samara. Mas há também marcas soviéticas que não apareceram por aqui, como o москвичи(Mosckovich, que lá se pronuncia "mokoví"), muitos servindo como táxis e carros particulares.





москвичи nas ruas de Santiago de Cuba











Outra marca soviética que encontramos por lá foi o Volga. Menos numerosos, mas não raros, são aparentemente carros apenas de particulares.

Um Volga paradão em Havana

Como já fui um proprietário de uma destas "maravilhas" da engenharia moderna, um Lada Niva 1995, estive bastante atento aos modelos da URSS, em especial os Nivas.

Niva saindo do estacionamento em Havana

É impressionante o estado de conservação dos carros. Sabendo-se que em um país que sofre com um sórdido embargo econômico imposto, desde a década de 1960, por parte da maior potência econômica e militar do planeta, os EUA, entende-se portanto que não há um mercado de peças minimamente condizente com o tamanho e origem da frota. Vê-los rodar pra lá e pra cá é uma façanha e tanto por parte dos já sabidos mestres das oficinas cubanas. Não é raro avistá-los pelas ruas do país com o capô aberto e/ou com sujeitos por debaixo, com peças espalhadas ao seu redor.

Nas fotos acima temos um Niva 5 portas (desconhecido dos brasileiros) abrindo o bico. A segunda foto traz algo interessante. Este Niva quebrou no meio de um cruzamento na saída da cidade de Cienfuegos. Em nossa lógica, fariam de tudo para retirar o carro do local e desobstruir a via Em cuba não! Um policial desviou o trânsito para o quarteirão vizinho até que o sujeito conserte o carro. A rigor, todos que passam por ali foram obrigados a ser solidários E vamos nós!

As adaptações não ficam restritas às peças de um Lada num Ford 57, ou um alternador FIAT em um Plymouth. Em Santiago de Cuba cruzamos com uma solução genial. Um Laika esticado... ou seria um Laika Limousine? Bem, você decide! Conversando com o proprietário de um destes singulares veículos, ele explicou que se utilizam dois carros para fazer a "colagem". A frente de um Laika e a traseira de outro. Este azul estava estacionado em frente do Balcón onde os revolucionários se dirigiram ao povo na tomada da cidade.


Como o título deste texto diz, a máquina também é do espaço. Ao rodar pelas ruas de Havana em um Cocotáxi (escreverei sobre este em outra oportunidade), me deparo com um som bastante conhecido: motor VW 1300 em um... Gurgel! Ao emparelhar com ele, o sujeito se vira e pergunta: quer comprar?


Ainda no espaço estranho, onde se misturam marcas, cores, modelos e países, é bastante comum encontrar Peugeot, Citröen, Fiat e várias outras montadoras conhecidas com modelos das décadas de 1970 a 1990.
FIAT Tipo 1.9 Diesel estacionado em Cayo Coco. Ao lado estava um Willman!
O passado e o presente andam lado a lado. Abaixo vemos os japoneses Suzuki da velha e da nova geração. Pela ordem, um Grand Vitara 3 portas (não conhecido no Brasil), um Vitara 3 portas (Sidekick canadense) e um Jimny Canvas (desconhecido no Brasil). Notem bem a grande figura humana no Suzukinho azul.

Mais um exemplo de choque de gerações. Um Audi conversível tinindo de novo e um Lada... não tão novo assim.
Final de tarde em Havana. Cuba e o socialismo de contraste.
Não poderia deixar de fora o carro que me transportou de um lado ao outro da ilha: um Seat Córdoba ano 2007 alugado por 9 dias.


Em outra oportunidade escreverei sobre o transporte em Cuba, que vale um capítulo a parte. Para os que gostam, deixo algumas imagens das relíquias americanas. Como verdadeiramente não sou um profundo conhecedor de carros novos ou antigos, algumas fotos eu não sei qual é o modelo correspondente. Quem quiser e puder ajudar...

Chevrolet. Ano: ?                             Chevrolet. Ano?


Chevrolet. Ano: ?                             Chevrolet. Ano?

Chevrolet. Ano: ?                             Ford. Ano?

Ford. Ano: ?                             Willman. Ano?

Dois Chevrolet. Ano: ?                       Modelo ?   . Ano?           

Willman. Ano: ?                                Willys. Ano?     

         Zephyr. Ano ?                              Playmouth. Ano ?      


      Modelo ?. Ano ?                              Willman 1957      

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